… ou várias. Quando a Silvia me convidou pra blogagem, não hesitei em aceitar e disse que iria revirar meu arquivo procurando fotos que testemunham do desprendimento narcisíco com poses jacu, não demorou pra encontrar. Como a foto acima, por exemplo: a pessoa sai de um pub numa cidade da Suíça, vê o banco em forma de animal e pensa: Por que não tirar uma foto aqui, à essa hora e nesse frio? Não tinha ninguém na rua pra rir ou testemunhar esse pequeno momento de desprendimento total de autoestima, além da minha tia, que fez a foto. Clique nas fotos para ampliar a vergonha o momento jacu.
A primeira grande viagem da pessoa depois que se muda pra França é até a Alemanha, pra Oktoberfest. Não bastasse várias fotos jacu, a pessoa vai o Deutches Museum fazer a foto mais jacu da viagem: porque o cockpit de um avião ta ali pra isso.
O sorriso da jacu, Deutsches Museum, Munique, 2010
E um belo dia decidimos fazer um tour na terra dos ch’tis (norte da França. Eles tem esse apelido por 90% do som produzido no norte é precedido de um chiado, estilo carioca – que fique bem claro, gosto muito do sotaque carioca, gosto menos do meu cantado mineiro, só do meu. São pessoas simpáticas, muito mesmo, e corajosas, porque moram num lugar onde a maior parte do tempo o sol está escondido atrás de cinzentas nuvens.) Pois bem, passeando por Dunkerque, devidamente acompanhados por um amigo que nos explicava porque a maioria das construções da cidade era recente – cicatrizes da segunda guerra – nos deparamos com a estátua do corsário Jean Barth, e dela surgiu uma excelente e inevitável oportunidade para uma foto jacu em grupo. Bom, metade do grupo fez a pose, a outra metade não deu pra entender muito.
Jean Barth e os jacus, 2011
Mas nem sempre os momentos jacus são registrados sem companhia. Eu diria, inclusive, que um jacu atrai outro, e assim formam um belo e jacu casal. E aí você decide visitar Amsterdam, depara-se com um dos símbolos holandeses dando bobeira numa rua, e sem muito pensar se joga dentro do tamancão e, clic, foto declaradamente jacu garantida. Com direito à muitos sorrisos, claro, inclusive dos transeuntes holandeses (aposto que o tio ali do canto ta tentando adivinhar de onde somos.)
Jacus e o tamancão, Amsterdam, 2011
Vai visitar um vilarejo medieval? Por que não aproveitar os instrumentos da época pra garantir registros jacus? Claro, Luna também não escapa!
Dois jacus no pelourinho
Nem a Luna escapa das fotos jacu
Olha, uma catapulta! Vou subir lá pra foto (e por quê não?)
Pra finalizar esse post cheio de desprendimento (nota-se o esforço hercúleo para a prática do desapego), Paris é o cenário ideal pra fotos jacu: seja no Louvre (dentro ou fora, à escolha), seja na torre Eiffel ou Arco do Triunfo, impossível sair da cidade luz sem estrelar ao menos uma super produção jacu. A nossa foi registrada profissionalmente. Lembra da propaganda que dizia: “Não basta ser pai, tem que participar”? Pois aqui é o seguinte: não basta ser mãe, aguentar maratonas pra conhecer 300 lugares em um mês de férias, tem que fazer foto jacu no passeio de barco no Sena. Notem bem a presença de Luna, o cachorro que de longe tem mais fotos jacu na vida (por culpa desta jacu que vos escreve). Por um mundo com mais fotos jacu, por favor.
Quatro jacus e um cachorro, Paris, 2012
Não sou a única a abrir o baú da jacuzice. Também tem fotos jacu pra mostrar:
O mais lindo é ver vc usando a palavra "jacu" no seu post sem do e sem piedade. Essa palavra que veio la das Minas Gerais é a coisa mais linda do mundo hahahaha Adorei!
kkkkkk… Passeando pelos blogues e rindo das jacuzices, me lembrei de uma foto minha, tirada a algum tempo atras em Amsterdam e adivinheeee "dentro do mesmo tamanco holandês amarelo gigante". É bom saber que não somos jacus sozinhos!!! Abraço
Elisa, esse tamancão é irresistivel, né? Se a Luna estivesse com a gente, ela também teria direito à sua foto jacu no tamanco! São as melhores fotos dos albuns de viagem!
Gostei da catapulta… e sobrou até pra Luna? Coitadinha…. Tb tenho uma no tamancão em Delft, mas não entrou no meu post. Quem sabe não rola um post FOTO JACÚ 2 ??? abraços
Camila Navarro
É claro que a Luna tinha que ter uma foto jacu! Mas, pelo tanto que ela viaja, acho até que daria para fazer um post só com as fotos dela.
Natalia Itabayana Junqueira de Mattos
Camila, se bobear ela aparece mais nas fotos do que eu! Preciso urgente fazer o album de fotos dela, boa ideia de compartilhar num post!
Cínthia Nascimento Coelho-Fize
O mais lindo é ver vc usando a palavra "jacu" no seu post sem do e sem piedade. Essa palavra que veio la das Minas Gerais é a coisa mais linda do mundo hahahaha Adorei!
Sílvia Oliveira
O que é aquela foto dentro do tamancão??? hahahaha, meu deus, onde nós, jacus, vamos parar??? E viva a Revolução!
Elisa Cox
kkkkkk… Passeando pelos blogues e rindo das jacuzices, me lembrei de uma foto minha, tirada a algum tempo atras em Amsterdam e adivinheeee "dentro do mesmo tamanco holandês amarelo gigante". É bom saber que não somos jacus sozinhos!!!
Abraço
Natalia Itabayana Junqueira de Mattos
Elisa, esse tamancão é irresistivel, né? Se a Luna estivesse com a gente, ela também teria direito à sua foto jacu no tamanco! São as melhores fotos dos albuns de viagem!
Natalia Itabayana Junqueira de Mattos
Silvia, não existe limite pra jacuzice! Viva as fotos jacu! Hahahaha!
André Morato
Gostei da catapulta… e sobrou até pra Luna? Coitadinha….
Tb tenho uma no tamancão em Delft, mas não entrou no meu post. Quem sabe não rola um post FOTO JACÚ 2 ???
abraços
Natalia Itabayana Junqueira de Mattos
Boa ideia a da foto jacu 2, André!
Luna sempre tem fotos turisticas, e na maioria das vezes elas são jacus! Hahahaha!
Silmara Colombo
A do cachorrinho ficou show! Todas as postagens estão muito divertidas. Estou gostando de tudo.
Lillian Brandão
Ei Natalia,
Até a Luna fez pose para foto jacu?! Que gracinha! Adorei!
A foto do tamancão também tá lindona.
Bjos,
Lillian.
Natalia Itabayana Junqueira de Mattos
Lilian,
Luna adora uma farra, e quando esta com a gente nos passeios ela participa de tudo, até das jacuzices, ela tem varias fotos no estilo!
Beijos!