Melhor época para visitar a Provence

postado em: Provença | 99
Morando no sul da França desde 2010, posso dizer que a pergunta mais frequente que escutei é “qual a melhor época para visitar a Provença”?  Neste post vou fazer um apanhado das nossas impressões de cada estação do ano ao longo desse tempo aqui, lembrando que são opiniões pessoais. Já recebemos visitas em todas as estações do ano, e adaptamos muitos dos passeios em função disso.
Já são muitos anos em território provençal, com direito à incorporação de determinados hábitos regionais que marcam a passagem de uma estação pra outra. Usamos mais as estações do ano como referência temporal para eventos que marcaram o ano do que realmente os meses do calendário gregoriano, como “fomos em tal lugar na primavera de 2011” ou “fizemos tal passeio no outono”.

Primavera

A estação que usamos para contar a idade de maneira mais poética é também a estação que desembarcamos por aqui. É lindo sair pelas ruas e se deparar com amendoeiras floridas, as pessoas sorrindo e suspirando que os belos dias estão de volta, os terraços dos cafés voltando a ser ocupados durante as refeições ou nos fins de tarde. Também é a estação que fazemos a grande faxina de casa, separando o que não vai mais ser usado pra vender em bazares promovidos pelas prefeituras das cidades ou associações de moradores, e começamos a preparar quintais, jardins e varandas para os dias quentes que virão. Sem esquecer que o cheiro de flores do campo que começa a exalar (e eu que pensava que era só estratégia de marketing pra vender desodorizador. Existe de verdade, vai por mim).  E agora que você já deve estar visualizando Julie Andrews correndo feliz no meio de um campo de edelweiss (não sabe do que se trata? Então assista “A noviça rebelde“), veja as vantagens de visitar a Provença na estação florida que acontece entre 21 de março e 20 de junho:

Amendoeira florida, Calanques de Cassis

– Em meados do mês de junho a lavanda geralmente começa a florir, ocasião pra ver os campos e sentir o perfume desta flor tão apreciada na perfumaria e cosméticos. Se quiser ver os campos no auge da floração, e fazer belas fotos no mar violeta-azulado e extremamente perfumado, o mês ideal para isto é julho. (Vale conferir nos centros de informação turística das cidades da rota da lavanda sobre a floração, que não tem uma data fixa e depende das condições climáticas do ano, podendo adiantar ou atrasar, como aconteceu em 2013, quando a floração só começou em meados de junho).

– As pessoas estão cada dia mais sorridentes, e o “bonjour” vai ser inevitavelmente seguido por um “il fait beau!” (que dia lindo!), porque francês adora puxar papo falando sobre o tempo que faz, excelente oportunidade pra pôr em prática seus conhecimentos sobre o idioma de Proust.
– O sol nos presenteia a cada dia com mais minutinhos de sua ilustre luminosidade – no final de março, por exemplo, temos direito à 12 horas de luz proporcionada pelo astro-rei, contra 8 horas no inverno.

– Muitos eventos (leia mais sobre os jogos romanos de Nîmes, a feira medieval de mais de 700 anos em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume e o Carnaval de Aix-en-Provence), feiras provençais com produtos típicos (leia mais sobre feiras: Aix-en-ProvenceIsle-sur-la-Sorgue) e espetáculos começam no início de abril, e os preços da meia-estação são tão convidativos quanto o fato de não ser o período das grandes férias escolares, que acontecem no verão. Entre a segunda quinzena de abril e a segunda quinzena de maio as escolas francesas entram em férias de forma escalonada, de acordo com a região, ou seja, não é o país todo ao mesmo tempo, e eles não viajam em caravanas como acontece no verão, dá aproveitar.

Hospedagem em Nîmes
Hospedagem em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume
Hospedagem em Aix-en-Provence
Hospedagem em Isle-sur-la-Sorgue

– Aproveitar as maravilhas naturais que a Provença oferece: passeio de caiaque ou passeio de pedalinho nas águas esverdeadas do rio Verdon; trilhas pela montanha Sainte-Victoire, que inspirou o pintor originário de Aix-en-Provence, Paul Cézanne, ou trilhas que levam a praias paradisíacas entre Cassis e Marseille.

– A bagagem fica mais leve porque as temperaturas estão mais amenas.


Hospedagem em Marseille
Hospedagem em Cassis

Feira das flores na praça do Hôtel de Ville, Aix-en-Provence

 

Verão

Ah, o verão! Sol, céu azul, roupas leves, brisa quente no rosto, dias loooongos, o verão europeu é uma época maravilhosa, tudo funciona lindamente e com horários extendidos, os terraços dos cafés ficam abarrotados de clientes que degustam sem pressa uma taça de rosé geladinho enquanto esperam saladas deliciosas serem servidas, o perfume dos pinheiros e temperos provençais invade o ar e as feiras estivais animam as cidades da região.

O dia mais longo do ano, o solstício, quando o sol nos presenteia com nada menos que 16 horas de luminosidade (aqui no sul da França), é festejado Europa afora com muita música, seguido das fogueiras do dia 23 de junho – ta pensando que a festa de São João veio de onde? Herança celta e germânica por aqui, mas os incas também tinham seus rituais associados ao fogo, assim como sírios, fenícios, turcos e chineses, que usavam as fogueiras para abençoar as colheitas, e com a chegada do cristianismo no velho continente a cerimônia foi adaptada e incorporada à nova religião.

O verão também é a estação das grandes férias: o ano letivo termina em julho, e é importante saber que férias para os franceses são sagradas, sendo que cerca de 75% da população viaja de férias nesse período, ou seja, os meses mais concorridos são julho (primeira quinzena aqui no sul ainda é tranquila) e agosto, sendo que o mês de agosto é o ponto altíssimo da temporada e com isso os preços também ficam mais salgados, sendo que o auge do verão é entre 15 de julho e 15 de agosto, época em que a ocupação de hotéis, acampamentos e outros pontos de hospedagem atinge seu pico.

Verão no Parque de la Torse

 

Vinhedos provençais no verão

Uma dica: o ano letivo começa em setembro, excelente época pra vir conhecer a Provença com temperaturas agradáveis e paisagens estivais, mas venha sabendo que os campos de lavanda e girassois já estarão limpos. Em compensação, você pode ver os vinhedos carregados e dependendo da situação climática durante o ano, assistir à colheita das uvas.

Eventos marcantes do verão: Festa da música (geralmente 21 de junho, primeiro dia do verão), fogueira de São João (23 de junho, no centro de Aix a fogueira ficar na praça da Rotonde, e há grupos regionais que se apresentam), Festa Nacional (14 de julho, aniversário da tomada da Bastilha na Revolução de 1789) comemorada em todas as cidades com queima de fogos de artifício na maioria delas (o mistral já cancelou a queima de fogos algumas vezes por aqui), Festival d’Aix-en-Provence (música lírica, no mês de julho, reservas com antecendência são recomendadas, bilheteria e programa no site do festival), festival de teatro de Avignon, o maior festival do gênero – de quebra dá pra esticar até Châteauneuf-du-Pape e degustar os melhores vinhos da região.

Hospedagem em Avignon
Hospedagem em Châteauneuf-du-Pape

Passeio de caiaque rio Sorgue
Passeio de caiaque no rio Sorgue, em Fontaine-de-Vaucluse

– As temperaturas convidam pra um sorvete com direito a um belo pôr-do-sol no charmoso vilarejo medieval de Miramas-le-Vieux ou um mergulho no mediterrâneo, seja na bela cidade de Cassis, seja no arquipélago de Frioul, no litoral de Marselha – vale esticar o passeio até o Château d’If – e também fazer um passeio de caiaque no belo rio Sorgue.

– Graças aos dias longos, podemos escolher um dos vários parques e jardins das cidades, ou uma praia agradável, e desfrutar de um delicioso piquenique, um dos rituais gastronômicos preferidos dos franceses.

Porto de Cassis

 

Outono

Adoro a paisagem outonal, apesar de ela não ser tão evidente na vegetação provençal, composta em sua maior parte por pinheiros e vegetação rasteira de garrigue, típica dessa região árida, o que não significa, entretanto, que não seja possível ver o outono chegar por aqui, até porque podemos ver muitos parques e regiões urbanas com árvores cujas folhas passam por todos os tons de amarelo e laranja antes de cairem. Verdade que quanto mais nos dirigimos ao norte, mais paisagem típica outonal vemos, e essa paisagem me encanta muito, principalmente em contraste com o céu azul.

Mas o outono também traz o início das chuvas, que são certas entre a segunda quinzena de outubro e segunda quinzena de dezembro, sendo que o mês de novembro é geralmente o mais chuvoso do ano aqui em Aix-en-Provence. Leia mais sobre as épocas de chuvas neste post. Além da vegetação em cores crepusculares, compondo a paisagem típica do outono, a estação é uma alegria no prato: a abóbora, um dos meu legumes favoritos, volta à mesa, e tem vilarejos que inclusive fazem festas e feiras com os vários tipos de abóbora que podemos encontrar. Gosto muito de creme de abóbora, bom pra espantar o friozinho que começa a chegar. Abóbora que é, aliás, troféu das corridas que acontecem no Luberon entre Pertuis e La Tour d’Aigues, um jeito bem inusitado e divertido de conhecer as belas paisagens da região e degustar produtos típicos ao longo do percurso, seja maratona, meia maratona e 10km.

Hospedagem em Pertuis
Hospedagem em La Tour d’Aigues

Lago de Serre-Ponçon no outono
Parque de la Torse no outono

 

Inverno

Entre 21 de dezembro e 20 de março, enquanto o Brasil se delicia com temperaturas elevadas, muito sol e praia, nós do hemisfério norte estamos passando por um treinamento compulsório para urso polar, estação comumente conhecida como “inverno”. Pessoalmente, gosto do frio mas é bom saber algumas coisas sobre essa estação se pretende visitar a região provençal com baixas temperaturas. Veja aqui algumas sugestões de passeios na Provence no inverno e saiba como planejar seu roteiro:

– Os dias são curtos: sol nasce por volta das 8h e se põe ao redor das 16h30. Temos cerca de 8 horas de luminosidade natural contra 16 horas no escuro, além dos horários de funcionamento de lojas e atrações turísticas seguirem o ritmo solar.

– Muitas atrações fecham durante o inverno, seja em função da drástica redução no fluxo de turistas, seja para efetuar trabalhos de reformas e restaurações. Quando vim à Europa pela primeira vez, escolhi o inverno porque queria ver a neve, e acabei não vendo a fachada do Duomo de Milão, que estava sendo restaurada (acabei comprando um postal pra compensar a falta de foto da fachada), assim como diversas outras fachadas cobertas ou semi-cobertas para trabalhos – o Arco do Triunfo foi um dos semi-cobertos.

– Mãe natureza não dá aviso prévio sobre seus humores: tem semana que faz -10°C, neva e congela tudo, na outra semana a temperatura pode chegar aos 10°C com vento gelado, e isso interfere na motivação pra abrir a porta e sair. -10°C com tudo congelado pode ser melhor que 10°C com vento, acredite. O mistral é impiedoso no inverno, deixa todo mundo fora do prumo, e muitos passeios que poderiam ser feitos mesmo no inverno, como a ida ao Château d’If, dependem das condições climáticas, e em caso de vento o monumento fica fechado.

Parque de la Torse no inverno de 2012

Conclusão sobre o inverno: uma boa opção pra quem quer encarar o inverno europeu é ir para os Alpes esquiar. Não gosta de esqui ou snowboard, mas não abre mão de vir à Europa ver a neve? Sem problemas, as estações de esqui oferecem diversas atividades na neve, desde caminhadas e passeios de trenó puxados por cachorros até descer pistas pouco inclinadas naqueles trenozinhos muito usados por crianças (mas não só por elas, tem pra adultos também). E muitos hoteis tem piscinas aquecidas e spas, atrativo interessante pra se recuperar do frio. Leia mais sobre as melhores roupas para se proteger do frio.

Estação de esqui de Montgenèvre, nos Alpes franceses

 

99 Responses

  1. Paulo Roberto

    Boa noite Natalia, td bem?
    Excelente blog, parabens
    Irei à Paris em setembro e apos congresso penso ir com esposa a Provence pra conhecer
    Vi que as bases saindo de Paris são Avignons e Aix. Qual sua opinião, já eu não pretendo alugar carro, mas sim fazer alguns passeios guiado na região, a partir da base.
    obg

  2. Rebeca

    Oi Natalia! Adorando o blog.Estamos programando uma viagem a Provance no início de maio(entre 1/05 e 12/05).Estou um pouco perdida com relação a temperatura nesta época. você pode me ajudar? Tenho medo de levar roupas quentes e passar calor! Ou nao levar e passar frio! Kkkkk obrigada obs:moro na Bahia, calor o ano todo.

  3. Lhaís Alves

    Olá, Natália!
    Tudo bem?
    Que bom encontrar seu blog!
    Meu marido e eu estamos planejando chegar na Provence no dia 16/08 e de lá seguir para Cotê d’Azur, provavelmente no dia 19/08. Mesmo sendo final das férias aí, a estrada nesse período ainda é muito cheia? E as cidades, também ainda estarão lotadas?
    Obrigada!

  4. Erika ponte

    Olá! Sempre sonhei em conhecer essa região.Esse ano em especial pois farei 50 anos em nov.Mas fiquei triste em saber q não é uma data boa. Queria ir no final de outubro e ficar até início da semana. O q vc acha? Melhor mudar destino? Chove muito? Chovendo o que têmpora fazer?!
    Te agradeço antecipadamente!
    Abcs

  5. Ana Lúcia Rezende

    Adorei suas experiências.
    Vc seria guia para 4 brasileiros. Iremos em nov/22 , cinco dias e não falamos nada de francês e um pouco de inglês. Será possível ir a provence sem dominar esses idiomas?
    Aguardo sua resposta.
    Grata
    Ana lucia

  6. eliana

    Olá, que blog maravilhoso. Não posso perder a oportunidade de pedir sua orientação como super experiente. Estou indo com esposo, estaremos na região da provence por 4 dias. Não queremos dirigir, conseguimos fazer um roteiro sem carro? Conhecer as lavandas e quais cidades não podemos deixar de conhecer, que cidade sugere p fazer bate voltas? Agradeço seu auxilio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.