5 deliciosos produtos provençais

postado em: Provença | 12
Se tem algo que adoro fazer quando estou com dia livre é dar uma volta na feira e deixar o olfato e paladar trabalharem junto com a visão pra escolher temperos e produtos; ou simplesmente pra ver o movimento das pessoas que vão às compras, me aproximar dos feirantes e ver como as senhorinhas escolhem seus legumes e frutas. Acredito que parte da riqueza de uma experiência de viagem passa pelo que degustamos, assim como pelos cheiros de temperos e pratos, por isso listei alguns produtos típicos da Provença que podem ser facilmente encontrados nas feiras regionais provençais e que podem ser um belo souvenir gustativo de viagem.

Ervas da Provença

A mistura de ervas aromáticas desidratadas é uma excelente maneira dar um gostinho provençal aos pratos, sejam eles à base de legumes ou carnes. Churrasco de carne suína temperada com ervas da Provença é delicioso, assim como peixe assado, ou refogado de legumes e frango, ou ainda um saboroso omelete com ervas. Basta incluir um punhado das ervas em qualquer preparação e sentir-se transportado à Provença assim que levar o garfo à boca. Até os queijos e salames ganham toque especial quando temperados com as ervas – experimente o queijo de cabra fresco com ervas provençais, e ainda o salame com ervas, ambos deliciosos. E quais são essas ervas? Manjericão, alecrim, tomilho, orégano, manjerona, sálvia, estragão, todas desidratadas e encontradas em bancas de mercado (no Mercado Central em Belo Horizonte dá pra encontrar todas!). Monte seu kit e faça suas papilas viajarem.

No cantinho à esquerda da foto, bem embaixo, está a misturinha de ervas da Provença
Salames de diversos sabores. Um deles inclui ervas provençais. Experimente todos!

Tapenade

Quem me conhece sabe que, se eu tiver de escolher entre um balde de pipoca salgada e uma panela de brigadeiro, vou escolher sem hesitar a primeira opção. Sou mais chegada em salgados do que em doces, e claro que quando vou à feira faço cara de turista* e experimento todos os patêzinhos que são oferecidos no caminho. Já desconfiaram, depois dessa introdução, que a tapenade é algo salgado. Pois bem, tapenade é um purê de alcaparras e azeitonas com anchovas e alho, que fica delicioso sobre uma torradinha crocante servida como tira-gosto num encontrinho informal, ou até mesmo como aperitivo em jantares, fique à vontade pra degustar como preferir. Não torçam o nariz pras anchovas: mal se sente o gosto, e o sal é na medida certa, sem exageros. Existem variedades grandes em torno dos patês provençais: olivade (patê de azeitonas), anchoïade (patê de anchovas), brindade de morue (patê de bacalhau); escolha uma barraquinha e deguste sem moderação. Difícil vai ser escolher qual deles levar! 
*Claro que os feirantes oferecem pra todo mundo, mas tenho naturalmente uma cara de turista na feira, de tanto que fico encantada com tudo. 

Tapenade e suas variações

 Calisson d’Aix

O docinho em forma amendoada e feito à base de pasta de amêndoa, compota de laranja e melão e coberto com glaçage de açúcar virou dos meus favoritos, mas aviso: ele não é doce suficiente pros padrões brasileiros, e justamente por não ser do tipo que faz o ouvido doer quando comido que acabei gostando. O doce típico da cidade de Aix-en-Provence é ligeiramente doce, e podemos sentir o sabor dos demais ingredientes, sem aquele super doce que estamos acostumados e faz doer os ouvidos quando comemos um brigadeiro, por exemplo. Por isso, antes de comprar quilos pra levar pra toda a família achando que eles vão amar (confissão feita), experimente: nas feiras e lojas onde o produto é vendido podemos experimentar antes de levar pra casa. Perceberam que minha família não gostou? Melhor pra gente, não foram quilos que levamos, mas comemos tudo ao longo da nossa estadia no Brasil.

Calissons d’Aix, docinho típico da cidade

Mel de lavanda

Se tem um produto que as lindas abelhas produzem e que me faz arrepiar é o mel, não gosto de verdade, e só tolero quando a tosse vai me vencer. Mas este mel de lavanda foi uma agradável surpresa. Estava eu andando na feira, com minha melhor cara de turista, quando o moço da banca de mel me oferece uma colherzinha (micro mesmo, ainda bem) com o mel de lavanda, que sempre me deixou curiosa, mas como não sou apaixonada, já viu, nunca provei. Uni à fome à vontade de comer (bordão triste, nem fome tinha na hora) e aproveitei a oportunidade pra experimentar. O mel de lavanda tem uma consistência cremosa e uma coloração amarela bem clarinha, quase branca e opaca, e um sabor bem suave, levemente doce (do jeito que gosto) e o produtor disse que é muito gostoso com torradas. Até topei experimentar o mel de floresta, igualmente suave, mas levarei Bernardo, este sim grande Zé Colmeia, pra fazer umas compras de mel na feira.

Além do mel, aconselho levar também outros produtos de lavanda, como sabonete, sachês com lavanda pra colocar nas gavetas de roupas e óleo essencial de lavanda. Este último é uma maravilha: relaxante muscular (uso algumas gotas misturadas aos hidratante depois da corrida, alivia bastante o cansaço das pernas), alivia picadas de insetos e também funciona como repelente, sem falar que o cheirinho é delicioso, e pode ser usado também pra perfumar a roupa de cama.

Delicioso mel de lavanda

Navette de flor de laranjeira

O biscoitinho tem formato de uma barca e na Provença são tradicionalmente a guloseima da época da festa da Candelária ao invés dos crepes que são preparados nessa ocasião em outras regiões do país, mas pessoalmente não vejo mal nenhum em degustar os dois, na festa ou fora dela (sou gourmande, confesso). O formato do biscoito faze referência à barca que chegou em Saintes-Maries-de-la-Mer trazendo Maria Madalena e outros santos que fugiram da Palestina depois da ressurreição de Jesus. A navette marselhesa mais reputada é produzida no Four des Navettes, que funciona desde 1781 próxima da abadia de São Vitor, no Porto Velho, em Marselha, e é graças às comemorações da Candelária na abadia que o biscoito acabou sendo associado à essa festa na região provençal. Se for à Marselha vale dar uma passadinha na loja, caso contrário, deguste a navette de flor de laranjeira que pode ser encontrada nas feiras ou lojas de biscoitos.

As navettes de flor de laranjeira

E você, tem algum souvenir de feira ou produto favorito da Provença que não está na listinha? Conta pra gente nos comentários!

12 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.