Cinco passeios bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é escolhida como cidade base por muitos viajantes que pretende explorar a região da Provence, e os motivos são vários, sendo a localização geográfica o grande ponto forte pra essa escolha, na minha opinião, e foi justamente por esse motivo que optamos por morar na cidade quando nos mudamos pra cá, há mais de seis anos. O fácil acesso às autoestradas que ligam à Itália e Espanha e também aos Alpes possibilitam pequenos bate e volta de um dia; a universidade que tem um grande campus na cidade, as opções de entretenimento e cultura, vida noturna bem animada e boas opções de restaurantes, são fatores contaram muito pra nossa escolha, e também influenciam a escolha dos viajantes, além dos atrativos da própria cidade. Vou listar cinco destinos de passeio no estilo bate e volta saindo de Aix-en-Provence pra quem quer se refrescar durante o verão.

Marseille: Château d’If e arquipélago de Frioul

O litoral de Marseille se extende ao longo de 57km de praias de areia, pedras e belíssimas calanques, que são mini baías ladeadas por paredões de calcáreo. Além da praia dos Catalans, imortalizada por Dumas no livro “O conde de Monte Cristo”, passando pela badalação das praias do Prado e chegando na Pointe Rouge e calanque des Goudes, Marseille oferece um ponto mais calmo ao largo, a poucos minutos de barco saindo do Vieux Port: as praias das ilhas de Frioul.
Gostou da cidade? Então reserve já sua hospedagem em Marseille e aproveite com calma as atrações!
Com ou sem a visita ao mítico Château d’If, prisão de onde escapou apenas um prisioneiro, o fictício Edmond Dantès, o conde de Monte Cristo, o passeio pela ilha de Frioul também revela cantos tranquilos onde podemos estender a toalha e aproveitar as calmas águas do mediterrâneo e apreciar a bela vista da segunda maior cidade francesa. Em dias de vento mistral ou outro muito forte, o acesso às ilhas é exclusivo aos residentes, e o Château d’If fica fechado. Leia mais detalhes sobre esse passeio nesse post e assista o vídeo do passeio no Youtube.

 

Cassis: Calanques

O Parque Nacional das Calanques se encontra entre Marseille e Cassis, mas o ponto de partida pra nossa calanque favorita fica nessa segunda cidade, que além do charme pitoresco do porto também tem ruazinhas charmosas por onde vale perambular entre um mergulho e uma bola de sorvete italiano. Cassis tem sua fama, por isso vale pular cedo da cama pra conseguir chegar num bom horário à cidade: os estacionamentos lotam antes das 9h no alto verão, vale considerar deixar o carro no estacionamento Gorguettes e seguir pro centro no ônibus gratuito que sai de lá.
Vale a pena passar ao menos uma noite em Cassis! Veja aqui as opções de hospedagem e faça sua reserva
Cada minuto perdido tentando estacionar è um minuto que pode ser precioso pra aproveitar as praias do centro ou das calanques! Lembre-se de levar chinelo ou uma sapatilha especial pra entrar no mar, além de uma boa toalha ou esteira de praia, os pedregulhos são a areia dessa parte do litoral.
Leia mais sobre Cassis no post e sobre as calanques nesses três posts: Caminho das pedras pras Calanques, Parque Nacional das Calanques e Cassis, provençal à beira-mar.

 

Hyères e Porquerolles

Palmeiras e mais palmeiras, mar azul de águas cristalinas e fundo de areia branca: poderia ser uma praia no Caribe, mas é a ilha de Porquerolles, no largo da charmosa cidade balneárea de Hyères. Não fosse pelas ruínas do castelo do século XII e pelo centro histórico medieval, daria pra confundir o lugar com algum destino mais badalado dos trópicos, pois as palmeiras nos transportam pra lá. Deixe pra flanar pelas ruas do centro de Hyères no fim da tarde, e aproveite o dia na bela ilha de Porquerolles. Se dispensar o passeio ao centro de Hyères, vá direto à ilha saindo de barco de Toulon e evite o transtorno do trânsito e busca de vagas na Presqu’île de Giens, de onde saem os barcos pras ilhas do litoral de Hyères. Além de Porquerolles, Levant e Port Cros formam o arquipélago conhecido como “ilhas de ouro”. Leia mais sobre nosso passeio à Hyères e Porquerolles neste link.

Praia de Sainte-Croix

Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Bélgica. É desses países que vem os banhistas que vejo com mais frequência nessa praia de Martigues, que é também cenário de uma série televisiva que conta com 44 episódios gravados desde 2006, “Camping Paradis”, e transmitida pelo canal TF1. Descobrimos primeiro a praia e depois assistimos alguns episódios. O atrativo principal é, na minha opinião, a areia clara onde uma canga basta pra aproveitar um dia ensolarado de verão.
Hospede-se em Martigues e aproveite com tranquilidade a praia bem cedinho!
Mas não custa repetir a máxima: quem cedo madruga estaciona na porta, então vale se organizar pra garantir vaga na sombra e um bom lugar ao sol. Leve o piquenique: as praias aqui não tem barraquinhas nem ambulantes vendendo comida e bebidas, é só o mar e areia mesmo. Mico é ficar com fome e sede, piquenique na praia pu “farofada” é a regra. A praia tem salva-vidas, pedalinhos e cadeiras pra aluguel, além de duchas e banheiros. Durante o verão, os estacionamentos mais próximos são pagos. Leia mais sobre o lugar no post praia de Sainte Croix e assista o vlog que fiz no canal do Youtube.

Gorges du Verdon e Lago de Sainte-Croix

Do litoral mediterrâneo ao mais belo desfiladeiro da Europa é quase um pulo: saindo de Aix, conte cerca de 1 hora pra chegar às Gorges du Verdon. Esse é um passeio que, durante o verão, acho indispensável combinar com uma parada no plateau de Valensole pra apreciar os campos de lavandin, o híbrido da lavanda que embeleza e perfuma a paisagem do lugar. De caiaque ou pedalinho, navegue pelas águas azul turquesa do lago de Sainte Croix e adentre o desfiladeiro. De carro, serpenteie as estradinhas que proporcionam um panorama idílico que o curso do rio Verdon traçou no relevo da paisagem ao longo de milhões de anos. No fim do dia, dê uma esticada até Moustiers-Sainte-Marie, classificado com o selo “Mais belos vilarejos da França” e berço da cerâmica de tipo faiença. Leia mais sobre os passeios nos posts e assista o vídeo do passeio de pedalinho no canal do Youtube.

Esta é uma blogagem coletiva sobre o Verão Europeu. Visite também os demais blogs que participam:

 

23 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.