Restaurantes em Aix-en-Provence testados e aprovados

postado em: Aix-en-Provence, Receitas | 17

Pra muitos, uma viagem à França é sinônimo de boas experiências gastronômicas, e não sem razão. A culinária francesa é famosa mundo afora e os franceses tem grande orgulho desse patrimônio, e tanto que a refeição gastronômica francesa foi inscrita na lista de Patrimônio Imaterial da Unesco em 2010. Obviamente que o ritual não é algo praticável no dia a dia dos franceses, mas em ocasiões especiais. Há tempos que devo uma listinha de restaurantes em Aix-en-Provence e vou dizer que não tem sido tarefa fácil por alguns motivos:

  • eu amo cozinhar, e mesmo chegando tarde do trabalho, me aventurar no fogão e no mundo dos sabores e associações gustativas é algo que me relaxa bastante, e quando não sou eu que cozinha, Bernardo assume a tarefa e faz jantares deliciosos e muito bem apresentados – quando nos conhecemos, ele só sabia cozinhar macarrão carbonara e eu cozinhava uma meia dúzia de comidinhas;
  • almoço todos os dias no trabalho, vez ou outra saio pra comprar comida, e sempre que o faço é asiática – imagino que quem vem à França queira experimentar a culinária local, né?
  • Aix tem uma oferta imensa de restaurantes e é possível dar a volta ao mundo em garfadas sem sair do centro histórico da cidade, e muitas vezes optamos pela culinária internacional.

Restaurantes em Aix-en-Provence

Enxuguei a listinha de restaurantes em Aix-en-Provence que já visitamos e excluí a culinária internacional, por isso não tem uma imensa seleção de restaurantes – por enquanto, porque deixei indicações de endereços que ainda queremos testar! Alguns dos endereços eu pesquisei nos sites Michelin e La Fourchette (que tem boas promoções quando reservamos pelo site), e outros foram sugestões de amigos que testamos. A lista “a testar” é igualmente de indicações que ainda não tivemos a ocasião de ir!

Les petits plats de Trinidad

10 Rue d’Italie

09 72 60 80 81

Uma boa opção pra quem procura também pratos vegetarianos ou sem glúten, o restaurante funciona no horário de almoço, e também como salão de chá no período da tarde. Com espaço dividido entre diferentes ambientes, decoração aconchegante com jeito de casa de vó, os bolos expostos na vitrine seduzem quem passa pela rua. Reserva praticamente obrigatória pro horário de almoço, o sucesso do menu faz com que as mesas sejam rapidamente ocupadas todos os dias.

Aberto de terças aos sábados, de 9h às 18h30.

Le zinc d’Hugo

22 Rue Lieutaud
04 42 27 69 69
O restaurante abriu as portas em 2007 e propõe pratos com ênfase nas belas carnes escolhidas pelo chef, e grelhadas à perfeição numa grande churrasqueira. A decoração rústica dá o toque acolhedor, e o balcão em zinco, herança do estabelecimento anterior que ficou intocado no restaurante atual, deixa o ambiente charmoso e descontraído. Almoçamos um belo corte de bife de costela com molho de pimentas, acompanhado de batata assada com seu molho de creme e ervas. O vinho da casa é delicioso e é fruto de um trabalho conjunto entre o chef e o viticultor. Crianças são mais que bem-vindas, os proprietários esbanjam simpatia circulando pela sala e atendendo os clientes.

Drôle d’endroit

14 Rue Annonerie Vieille
04 42 38 95 54
Um lugar engraçado, é mais ou menos o que significa o nome desse restaurante aberto em 2010, e localizado numa ruela calma, a dois passos da movimentada Rue Bédarrides. Uma plaquinha sigela indica a direção a seguir, por isso atenção é essencial ao procurar pelo endereço. A procura é recompensada pela recepção cordial, um ambiente bem decorado e pratos deliciosos, preparados a base de ingredientes frescos vindos direto da feira. O menu apresenta pratos com ingredientes tradicionais, e preparação original que confere sabor único, além de serem lindamente apresentados no prato. Além disso, a decoração da sala também vaira ao longo das semanas, pois trata-se de exposições de trabalhos de artistas conhecidos dos proprietários.

Paulette and co

4 Rue Portalis

04 42 92 74 10

Aberto em junho de 2018, o restaurante Paulette and co. tem uma proposta bem original: os pratos são servidos sobre uma tábua de madeira, dentro de deliciosas brioches com sua tampa tostada como acompanhamento. O menu é mudado cada semana, e todo dia um prato diferente é servido, além de outras opções elaboradas em função dos produtos de estação encontrados na feira. A decoração é um charme e a as mesas são rapidamente cheias, por isso vale reservar durante o período estival. O restaurante funciona de terças à sábados de 10h às 15h, e às sextas e sábados também no horário do jantar, 18h à 00h.

Le Bouddoir

28 Place des Tanneurs
04 42 61 35 19
Seja na hora do almoço, seja à noite durante o jantar nunca passei pelo restaurante e vi suas mesas vazias. Por vezes já tive de procurar outros lugares porque a casa estava lotada. O menu propõe pratos simples, mas sempre deliciosos e bem apresentados. Já tive oportunidade de almoçar e jantar por lá e sai satisfeita em ambas ocasiões. Prato do dia, salada ou menu à la carte, o difícil é escolher – e pra garantir seu prato do dia, chegue cedo, pois geralmente a procura é grande por eles e acabam logo no primeiro serviço!

Bataclan

2 Rue d’Entrecasteaux
04 42 27 45 85

Restaurante charmoso durante o dia, lounge e boate à noite, conheci o Bataclan por acaso, enquanto procurava um restaurante com serviço tardio no almoço – entenda-se por serviço tardio: depois das 14h. Foi por sorte que passei na porta e vi que a cozinha ainda estava aberta, o cardápio atraiu e o ambiente também. Apesar de estar vazio – pois era meio da semana e a maioria dos clientes, composta de pessoas que trabalham nos arredores, já tinham voltado pro experiente – resolvi levar os sogros, e saimos de lá mais que satisfeitos: eu com a descoberta, e eles com a comida deliciosa que degustaram – que eu também amei! À noite o ambiente é outro: a sala vira pista de dança e a animação dá o tom – foi onde comemoramos o aniversário de um amigo, boa opção pra quem quer dançar.

Jacquou le Croquant

2 Rue de l’Aumône Vieille
04 42 27 37 19

A especialidade da casa vem do sudoeste: pato. Nós amamos pato por aqui, mas ainda não fomos degustar todas as suas formas de preparo no sudoeste, por isso aproveitamos pra conhecer as diversas opções propostas no cardápio – e eu acabei por finalmente experimentar o delicioso “magret de canard” com frutas vermelhas que um amigo tanto recomendou.

Listinha de restaurantes a testar

Côté Cour – 19 Cours Mirabeau

Il était une fois – 4 Rue Lieutaud
Le poivre d’Ane – 40 Place Forum des Cardeurs

17 Responses

  1. Mariana

    Olá! Estou nesse momento no lepecurien , adorei a dica! Comemos e bebemos muito bem! O chef é muito simpático e nos explicou tudo em inglês! O vinho rosé Da casa é maravilhoso , começamos com
    Uma taça e acabamos bebendo uma garrafa inteira! Vale a pena! Domaine beauchamp! Maravilha

    • Natalia Itabayana

      Ei Mariana! Que bom ler seu comentario, fico muito feliz que a indicação tenha sido acertada! Obrigada por voltar aqui pra contar como foi sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.