Aix-en-Provence tem uma localização geográfica privilegiada na região provençal: o aeroporto internacional Marseille Provence fica a 25km do centro da cidade, a estação TGV onde chegam os trens de grande velocidade vindos de Paris fica a 18km do centro, e ambos são interligados à cidade por ônibus com saídas frequentes. Além disso, a autoestrada que chega da Espanha e Itália passa na cidade, assim como o caminho pros Alpes também começa por aqui.
Mas Aix-en-Provence tem outros atrativos, que fazem dela muito mais que uma excelente base para conhecer a região da Provença. Aqui vai minha listinha do que fazer em Aix-en-Provence pra quem tem pouco tempo pra conhecer essa cidade que conquistou meu coração e que chamo de “casa” desde 2010.
Fazer compras na feira
Mas nada daquelas comprinhas de souvenirs, compras mesmo, queijo, frutas, biscoitos, um salame, castanhas, frutas secas, azeitonas. Quando viajo, sempre procuro incluir uma visita a um supermercado no destino, pra comprar guloseimas me sentir meio local. A verdade é que gosto muito de cozinhar, e tento escolher opções de hospedagem com um canto cozinha, mas nem sempre é possível.
Mesmo assim, fazemos questão de comprar alguns produtinhos básicos pro aperitivo nosso de cada noite, um lanche pro meio do dia e, agora que temos o bebê, quebra um galho danado, principalmente no quesito alimentos frescos. Por isso acho que vale incluir um passeio à feira provençal da cidade, que acontece todas as manhãs na praça Richelme, e às terças, quintas e sábados pela manhã temos também a feira de roupas e artesanato no Cours Mirabeau, frutas e legumes nas praças Verdun e Prêcheurs, além de flores na praça da prefeitura.
Nela você encontra praticamente tudo pra um bom aperitivo provençal, desde azeitonas, queijos da região (os de cabra são bem típicos daqui), tapenade (purê de azeitonas) e outros patêzinhos deliciosos, frutas secas e castanhas, salames, passando pelas frutas frescas e legumes, e também os peixes e frutos do mar. Além disso também tem doces (o calisson é a especialidade de Aix-en-Provence) e biscoitos artesanais. Quando estiver passeando pela feira experimente estes 5 deliciosos produtos provençais.
Quem não tem a opção da cozinha na hospedagem pode comprar um prato pronto numa das várias barraquinhas que (atualmente e pelos próximos 3 anos) ficam perto da Rotonde : frango, porco ou coelho assados com batatas, paella… Só não saia da feira de mãos abanando!
Flanar pelas ruas do centro
Leia aqui meu roteirinho de passeio à pé pelo centro de Aix-en-Provence (com mapa!)
Leve para casa registros únicos do seu passeio, seja sozinho, a dois ou em família. Conheça meu serviço de ensaio fotográfico em Aix-en-Provence e agende o seu!
Outra sugestão é passear pelas praças e parques da cidade, leia mais nos posts:
Seguir os passos de Cézanne
Se preferir posso te acompanhar durante um passeio guiado em português para descobrir os principais lugares frequentados por Cezanne.
Visitar o claustro mais bonito da Provença
Happy hour no centro
Depois de um dia de muito passeio, de estudos ou trabalho é importante fazer uma pausa antes de nos recolhermos todos, e o happy hour foi muito bem recebido e adotado por aqui. Os franceses têm o hábito do apéro antes do jantar, o aperitivo em bom português, e que nada mais é um drink pra abrir o apetite – no verão, pode ser vinho rosé, mas temos cada vez mais bares com boas cervejas pela cidade.
Veja minha lista de restaurantes testados e aprovados em Aix-en-Provence
Praticamente todos os bares e alguns restaurantes oferecem algum agrado nesse horário: seja dose dupla de bebida, seja uma porção de tapas (petiscos) como acompanhamento. Geralmente acontece entre 18h e 20h, e se você não bebe, existem opções não alcóolicas no cardápio que vão muito além dos refrigerantes e sucos (que em geral nos bares não são frescos, mas industrializados).
Algumas praças no centro tem boas opções de bares pra happy hour, além das opções do Cours Mirabeau, mas é na Rue Verrerie, na Place Cardeurs e na Place de la Mairie que a animação acontece noite adentro (até meia noite na Place Cardeurs, e 2h da manhã nos outros lugares, quando os bares e pubs fecham, mas a noite continua nas baladas). Mas como happy hour não é noitada, vale escolher um lugar agradável do centro, puxar uma cadeirinha e pedir uma bebida que agrade, antes de encerrar a noite!
As baladas mais frequentadas do centro são Scat e Murano na rue Verrerie, Mistral Club na rue Frédéric Mistral e IPN no Cours Sextius.
Paula
Pretendo ir à Aix en Provence em julho deste ano. Soube que estavam ocorrendo grandes obras na cidade. Sabe me dizer quando terminarão as obras no centro antigo.
Natalia Itabayana
Oi Paula!
As obras estão bastante adiantadas, o entorno da Rotonde já foi concluído e até julho acredito que as obras nas praças próximas ao Palácio de Justiça também terão terminado.
Super roteiro pelas Calanques de Marseille a Cassis – De canto a conto
[…] faz tempo. Acabo privilegiando as calanques e sempre “falta” tempo pra visitá-la. Deixo aqui o link do blog Destino Provence onde Natália, moradora da cidade há anos, nos fala sobre 5 coisas pra fazer em […]