Praças são sempre pontos de grande interesse em viagens: em alguns destinos, são pequenas ilhotas de verde no meio de uma paisagem predominantemente urbana, como é o caso da bela Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (minha cidade natal), enquanto em outros marcam pontos de encontro e pausa para refeições ou confraternizações de fim de dia. Aix-en-Provence se encaixa nessa última categoria: suas praças reúnem restaurantes, bares e cafés, além de algumas lojas, e funcionam como um parêntese de calma no meio da correria do dia a dia, ou ainda para quem flana sem pressa pelas ruas do centro histórico da cidade. Segue uma listinha com as principais praças do centro histórico da cidade, e o que cada uma oferece.
Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Aix-en-Provence e desfrute com tranquilidade de suas praças!
Praça do General de Gaulle
Assim se chama a praça onde fica o monumento mais conhecido de Aix-en-Provence: a Rotonde Jeanne d’Arc. Outrora porta de entrada da cidade medieval, a praça ganhou a bela fonte como marco da entrada da cidade nos tempos modernos, e da expansão dos limites de Aix para além do contorno delimitado pela muralha que cercava o centro. Boutiques (inclusive a Apple Store), restaurantes e o Centro de Turismo ocupam este endereço concorrido. Sugiro um chocolate quente no La Rotonde durante o inverno, ou um brinde em um dos terraços no verão, com vista pra fonte.
Place du Général de Gaulle
Praça des Augustins
Crepes, sanduíches, tapas, doces finos, pizza ou simplesmente uma cerveja entre amigos, tudo isso pode ser encontrado na simpática praça des Augustins, que leva o nome do antigo convento da congregação. Perto da praça do General de Gaulle e no início da Rua Espariat, é fácil ser seduzido pelo charme desta pequena praça. Difícil é escolher onde comer, ou encontrar lugar numa mesa na hora do aperitivo de sexta à noite!
Place des Augustins
Praça Richelme
Localizada no coração do centro histórico de Aix-en-Provence e à sombra dos plátanos durante o verão, a Place Richelme é meu lugar de predileção pra tomar café e fazer a feira, que acontece ali todas as terças, quintas, sábados e domingos pela manhã, quando os produtores locais trazem seus melhores produtos. Quando a feira acaba, o espaço é tomado pelas mesinhas dos bares e bistrôs em torno, e o lugar nos convida ao brinde entre amigos, ao sorvete no meio da tarde, a um croissant com café na confeitaria da esquina, ou ao cafézinho proveniente dos quatro cantos do mundo perto da fonte do chafariz. À noite, os pubs garantem a animação e um deles oferece a opção de “tapas” – os petiscos espanhois, cada vez mais populares entre os franceses. Durante as noites estivais de domingo, os pés de valsa podem encontrar seu par e dançar um tango, encantando os que estão de passagem pela praça.
Place Richelme
Praça da Prefeitura
É nessa praça que acontece a feira das flores pelas manhãs, e onde costumo me encontrar com meus amigos pra colocar a conversa em dia, de preferência tomando uma bola de sorvete num dia ensolarado e quente de verão. Seja com os deliciosos biscoitos e caramelos da charmosa lojinha, seja com as saladas coloridas dos pequenos restaurantes, ou ainda pra um café ou um brinde entre amigos, a praça da prefeitura é uma boa opção de passeio.
Place de l’Hôtel de Ville
Praça des Cardeurs
Saindo da praça da prefeitura, passe pelo arco da torre do relógio e vire à esquerda em direção à maior praça da cidade. A praça des Cardeurs reúne um grande número de restaurantes com culinária do mundo todo, além de ter preservado todo o estilo provençal na fachada de seus edifícios. Escolha seu restaurante e instale-se nas mesas no centro da praça, seja verão ou inverno, os terraços são adaptados à mudança de estações e temperaturas. Também é uma boa opção pra quem quer brindar: um bar de vinhos e outro com cervejas a preço muito convidativos atraem os jovens e deixam o início da noite bastante animado por ali. Uma dica pro almoço: o restaurante Le Bidoule, na parte mais baixa da praça, tem um cardápio simples e bem servido, por preços muito acessíveis pros padrões da cidade, que é um tanto cara no quesito alimentação.
Place des Cardeurs
Praça Ramus
A pequenina e charmosa Praça Ramus fica relativamente escondida entre as ruelas do centro histórico da cidade, mas uma vez o caminho aprendido, fica difícil evitar a passagem por ali. Suba a rua Bédarrides e vira a primeira à esquerda, caminhe alguns metros e você chega na pequena praça, com algumas boas opções de restaurantes: tem cozinha italiana, bistrô francês, café com opção de tapas, cozinha orgânica, cozinha em “cocotte” – adoramos a proposta do Hue Cocotte, reserva aconselhada pois a casa costuma estar sempre cheia – e ainda um charmoso bar com os muros pintados em trompe l’œil. No almoço ou jantar, o que não faltam são opções de cardápios nesse cantinho do centro.
Place Ramus
Praça des Tanneurs
Não muito longe da Praça Ramus, seguindo pela rua de la Couronne ou pela rua des Tanneurs, chegamos na praça que leva o mesmo nome. Mais uma vez, as opções são variadas: cozinha francesa num bistrô simpático – Bouddoir, recomendo – restaurante vegetariano com buffet self-service, cozinha grega, massas são algumas das opções de cardápio que podem ser degustados à sombra do grande plátano, ao lado da fonte.
Place des Tanneurs
Pas loin de la place Ramus se trouve la place des Tanneurs, avec un choix de cuisines les plus variées : française, végétarienne, grecque, pâtes, le tout à déguster dans un cadre bien sympa, avec quelques tables disposées autour de la fontaine qui se trouve au centre de la place.
Praça Séraphin Gilly
Os restaurantes da Praça des Tanneurs estão cheios ou as opções não agradaram seu paladar? Siga pela rua des Tanneurs e chegue até a Praça Séraphin Gilly. Ao longo do caminho, outros restaurantes podem atrair sua atenção, mas se conseguir esperar até chegar nessa pequena praça com uma bela fonte como ornamento, pode ser que a proposta de culinária do Taiti abra seu apetite – reserva aconselhada pro jantar – ou então queira experimentar os pratos da vovó francesa. Em todo caso, a praça é muito bonita e rende boas fotos junto à torre do convento na Rua Espariat.
Place Séraphin Gilly
Rua des Tanneurs. Lá no fundo chega-se à Praça Séraphin Gilly. |
Praça de Verdun
Nas manhãs de terça, quinta e sábado a praça de Verdun, onde fica o Palácio de Justiça da cidade, vê o estacionamento dar lugar aos feirantes com produtos artesanais ou antiguidades, e muita quinquilharia também. É o lado mais kitsch da feira provençal, onde se vende de tudo um pouco: prataria, bijuteria, porcelana, sabonetes, bolsas de palha, echarpes de seda, discos de vinil e CDs (sim, hoje os CDs integram a categoria de antiguidades, os carros novos nem tem mais entrada pra CD). Fora do horário da feira, os carros voltam a ocupar as vagas delimitadas ao longo da praça, e dividem espaço com os transeuntes e clientes dos restaurantes e lanchonetes dos arredores. Numa ruazinha não muito longe dali, você chega no restaurante com estrela Michelin aqui da cidade – basta seguir a plaquinha indicativa. Se testar, me conta o que achou, ainda não tive oportunidade de ir lá!
Place de Verdun
Praça des Prêcheurs
A vizinha da praça de Verdun é ocupada por feirantes com especiarias, legumes e frutas, além de vendedores de deliciosas comidas de feira, como os tourtons du Champsaur – praticamente o nosso pastel de feira – paella, frango ou coelho assados com batatas, patês provençais, azeitonas, queijos e salames. É uma perdição pro olfato e paladar, impossível resistir aos produtos oferecidos pra degustação dos fregueses – e praticamente impossível sair sem levar ao menos um patê pro aperitivo de fim de dia. Quando a feira termina, os restaurantes e lanchonetes da praça distribuem suas mesinhas no espaço ocupado pelos feirantes, e os menus propostos são variados e apetitosos. Além disso, é nessa praça também que fica a Igreja da Madeleine, que está fechada desde que chegamos aqui, em 2010, mas recentemente os trabalhos de restauração foram impulsionados, e espero poder visita-la em breve.
Place des Prêcheurs
Praça des Trois Ormeaux
A pequenina praça des Trois Ormeaux fica próxima à praça des Prêcheurs, seguindo pela rua de Montigny. O charme da praça fica por conta do aproveitamento dado à fonte pelo restaurante: os vinhos rosé são mantidos frescos graças à água que dela jorra. Atente às portas esculpidas dos prédios dos arredores, são belos trabalhos de madeira entalhada, enquanto aprecia uma taça de saboroso vinho rosé à sombra das árvores durante o verão.
Place des Trois Ormeaux
Cette minuscule place située tout près de la place de la Madeleine doit son charme à la façon dont on profite de la fontaine pour garder les bouteilles de rosé au frais. Pendant que vous dégustez – avec modération, s’il vous plaît – votre verre, n’oubliez pas de jeter un coup d’oeil autour de vous et d’admirer le travail sur le bois des portes des hôtels sur la place.
Praça des Martyrs de la Résistance
Place des Martyrs de la Résistance
Vem pra Aix-en-Provence? Então veja a lista de hosteis indicados pelos nossos leitores e faça sua reserva diretamente aqui no blog usando o Booking! Visite nossa página de hospedagem!
Deixe um comentário