Saint-Florent vista da “nossa” praia |
Depois de termos conhecido a Córsega de norte a sul, do mar até o alto de suas montanhas, o passeio seguinte, feito no dia anterior à nossa partida de volta pro continente, foi feito no Cabo Corsa mesmo, mas seguimos em direção ao oeste da ponta da ilha. O destino escolhido foi a cidade de Saint-Florent, que fica logo no início do Deserto dos Agriates, e para chegar até ela percorremos a rota do vinho de Patrimônio, um denominação de origem controlada da região, cujos vinhedos deixam a paisagem ainda mais bonita.
Reserve aqui seu hotel em Saint-Florent*, na Córsega, e garanta a melhor tarifa!
A sinuosa estrada para Saint-Florent – na verdade, toda estrada na costa corsa é sinuosa |
Saint-Florent vista do começo do Deserto des Agriates |
Tivemos uma certa sorte pra estacionar, encontramos lugar não muito longe da praia que fica localizada fora do centro, seguindo a direção pra Île Rousse, e bem no início da trilha que percorremos. Ao longo da trilha, contemplamos ao longe a cidade de Saint-Florent, cercada por colinas e emoldurada pelas águas azuis do Mediterrâneo. Não caminhamos os 11km percorridos durante nossa primeira trilha no Cabo Corsa, mas os poucos quilômetros percorridos em Saint-Florent foram graciosamente recompensados com um agradável piquenique à sombra de uma árvore e um cochilo preguiçoso antes de nos lançarmos num último mergulho no mediterrâneo azul da ilha da beleza.
Tudo sobre nossa aventura na Córsega:
Córsega, rumo à ilha da beleza
Cabo Corsa, dia I: Macinaggio e Barcaggio
Cabo Corsa, dia II: Macinaggio e Sentier des Douaniers
Córsega, dia III: Bastia
Córsega, dia IV: do litoral à montanha: praia de Palombaggia e col de Bavella
“Nossa” praia, como chamamos o cantinho escolhido pro piquenique, ficava de frente pra cidade de Saint-Florent, e estávamos ao lado de um farol que compôs perfeitamente a paisagem. E pra nossa sorte, o melhor ficou pro final: quando entramos no mar, fomos presenteados com a presença de um imenso cardume de peixes minúsculos que se movimentavam com graça e sem medo pelas águas pouco agitadas do mediterrâneo, e que reluziam a cada mínimo movimento, nos dando a impressão de estarmos diante de um manto de paetês azuis. Pra completar, em nenhum momento encontramos as graciosas e dolorosas medusas.
O dia passado em Saint-Florent só fez aumentar a certeza de que a Córsega é um destino que requer múltiplas temporadas, com diferentes pontos de partida e roteiros que agradam os mais variados interesses e gostos. O último dia completo na ilha da beleza instaurou em nós não apenas um desejo crescente de voltar rapidamente à ilha, mas somou-se também à nossa surpresa inicial face à imensa beleza natural encontrada no território corsa. E mal sabíamos nós que ainda teria mais surpresa nos aguardando no dia do nosso embarque de volta ao continente…
LadyMilonguera@Talons hauts et sac a dos
Un très beau sentier à suivre !!!