Tenho um pouco de preguiça de comer salada no inverno, pra falar a verdade, no verão também, alface é uma verdura que raramente compro, mas sempre tenho muitos legumes em casa e saladas fazem parte das nossas refeições em dias quentes, mas no inverno prefiro fazer os legumes gratinados ou refogados, e a endívia é a folha perfeita pra isso! Ela lembra o repolho verde na cor, aquele verde bem desmaiado, quase branco, mas o sabor é bem diferente, tem um amargo que aos poucos descobri como “domar”, e como é uma verdura de inverno aproveito pra dar asas à imaginação e deixo o paladar viajar um pouco testando variações diferentes sobre o mesmo tema!
Quanto à preparação dela pra gratinar, depois desse processo de limpeza, deixo a endívia cozinhar por uns 10 minutos, depois tiro o excesso de água, disponho numa forma de vidro e cubro com um molho branco (béchamel: derreter 30g de manteiga, adicionar 30g de farinha de trigo e misturar bem, e por fim adicionar 250ml de leite frio e misturar até ferver. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto), alguns tomates cereja pra dar um gostinho doce ao prato e um pouco de queijo ralado, durante meia hora no forno à 180°.
Uma outra forma de preparar é refogar a endívia picada com um pouco de manteiga por aproximadamente 10 minutos. Pra um jantar que preparei tendo como ingrediente comum a laranja pra entrada, prato e sobremesa, fiz as endívias refogadas com um pouco de suco de laranja e tomates cereja, ficou muito gostoso porque neutralizou o sabor amargo da verdura! Fica a dica pra uma salada adaptada ao frio e um ingrediente diferente no prato! Bon appétit!
Deixe um comentário