Mestrado em Psicologia na França

postado em: Estudar, Mestrado | 15

 


Pour les lecteurs français: cet article explique les démarches qui j’ai dû suivre pour valider mon diplôme de psychologue obtenu au Brésil et pouvoir m’inscrire au master en psychologie en France. D’abord j’ai dû faire une demande de Validation d’Etudes Supérieurs qui m’a été accordé, ce qui veut dire que j’ai une licence française, sans laquelle, même après les études en master, je ne pourrais pas exercer la profession en France. 

Há cerca de um ano tive de constituir um dos dossiers mais importantes desde que cheguei aqui na França: minha candidatura no mestrado. Mas antes de chegar na etapa de candidatura tive de passar por outras etapas que se aplicam especificamente para o curso de psicologia e que descobri assim que apresentei os documentos para dispensa de diplomas.

No meu caso específico, que é o de um diploma de psicologia obtido fora da França, a dispensa de diplomas não seria o procedimento aplicável porque não me permitiria validar minha graduação como um “licence” francesa, e sem essa validação eu não teria o direito de exercer. Parece complicado, mas tentando simplificar: para exercer a profissão de psicólogo na França é necessário ser titular de uma “licence” e de um “master” em psicologia, ou seja, somente o segundo título não garante o direito ao exercício.
No Brasil obtemos o título de psicólogo após 5 anos de graduação, que por aqui é o primeiro ciclo, e podemos então exercer a profissão. Na França o primeiro ciclo, chamado “Licence”, tem duração de 3 anos, não confere o direito de exercer a profissão de psicólogo mas dá acesso ao segundo ciclo, o “Master”, que tem duração de 2 anos, e somente então obtemos o título e o direito de exercer como psicólogo. O “Master” pode ser de dois tipos: profissional ou pesquisa. A Aix-Marseille Université, onde estudo, fez uma reformulação do sistema há algum tempo, e o mestrado de psicologia é do tipo pesquisa e profissional, ou seja, garante igualmente o acesso ao doutorado e o direito de exercer a profissão. Em outras universidades o sistema ainda possibilita a escolha de um mestrado profissional ou de pesquisa, mas no caso da opção pelo primeiro o aluno que quiser mais tarde candidatar-se em doutorado deve fazer a formação no mestrado de pesquisa, em compensação a candidatura para este mestrado pode ser feita diretamente no segundo ano.
Meu histórico escolar (devidamente traduzido) foi apresentado e avaliado por um júri de professores, que me entrevistou também (momento tensão nível máximo) e validou minha graduação, me conferindo o direito de me candidatar no segundo ano do mestrado, mas advertindo sobre a possibilidade reduzida de ser aceita em função de número de vagas muito reduzido, me aconselhando a me candidatar no primeiro ano, o que não significa também que eu seria aceita, mas as chances nesse caso eram maiores.
Os documentos exigidos pela Aix-Marseille Université para a constituição do dossier de dispensa de diplomas e validação de estudos superiores é o seguinte (lembrando que no meu caso tratou-se de validação, e tive de me inscrever como aluna de “licence” em psicologia na universidade), todos os documentos devendo ser apresentados nos originais, com cópia, e traduzidos em francês (tradução oficial, feita por tradutor juramentado):
– Certificado de conclusão de ensino médio;
– Histórico e diploma(s) universitário(s);
– Currículo e carta de motivação;
Diploma de língua francesa: DELF B2 ou DALF C1 ou TCF nível ou TEF nível 4;
– Certidão de nascimento.

No caso específico da validação, o candidato deve se apresentar perante um júri, que é reunido pelo departamento, expondo as razões de sua demanda.

Depois que passei pela fase de validação do diploma, chegou a vez da candidatura no mestrado, e além dos documentos listados acima tive de apresentar meu diploma de “licence” (meu diploma brasileiro virou um diploma francês), um atestado da minha supervisora e o relatório do estágio. Atenção: meu visto não é de estudante, então não tive de passar pelo processo Campus France, que se aplica aos estudantes estrangeiros que desejam estudar na França. Além disso, antes de se lançar na constituição do dossier (que varia de uma universidade à outra), é importante informar-se na Embaixada da França no Brasil sobre as formalidades consulares exigidas.

Importante #1: vale lembrar que o ano letivo na Europa começa em setembro e geralmente as formalidades de dispensa/ validação devem ser feitas à partir de março nos casos de mestrado, e à partir de janeiro pra graduação! Quanto ao doutorado vale atentar às datas estipuladas por cada centro!
Importante #2: ao retornar ao Brasil, o diploma obtido do exterior deve ser validado!

15 Responses

  1. .

    Vale lembrar que dependendo da utilização no Brasil do diploma de mestrado/doutorado obtido no exterior, é necessário solicitar o Reconhecimento do diploma em uma Universidade brasileira que tenha curso de pós-graduação reconhecido e avaliado (pelo MEC e pela CAPES), na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.