Monaco e Nice

postado em: Côte d'Azur, França | 4
E quando a gente acorda num belo domingo de maio, mais precisamente no exato domingo de corrida de fórmula 1 logo ali, em Mônaco, com uma vontade incontrolável de conhecer o principado? E por que não, são apenas duas horas de viagem, e não é que só tem corrida pra ver em Mônaco, se não conseguirmos entrar em Monte Carlo podemos ir passear em Nice, não vai ser uma viagem perdida…
E foi assim, na maior desprentensão do mundo, que resolvemos dar um pulinho ali no principado, conduzidos por Dudu e Jana. Sem ingresso pra corrida, sabendo que se conseguíssemos ver uma pontinha seria lucro. Saímos de casa por volta de nove horas e chegamos mais ou menos à onze em Mônaco, a entrada já estava um pouco mais movimentada, mas nada de impossível. Achamos um estacionamento que ainda tinha vagas e logo que deixamos o carro lá as vagas tinham acabado.
Mônaco
A corrida seria mais tarde, então fomos dar uma volta nos pontos da cidade onde não precisávamos de ingresso da corrida pra entrar, mas verdade seja dita, eu particularmente não estava muito interessada em ver nada ali além da corrida. Pra esclarecer: desde muito pequena assistia corridas com meu pai, mas só a largada e a chegada, o meio do caminho não me interessava, a menos que o circuito fosse Mônaco. Sempre achei fascinante aqueles carros no meio da cidade, ultrapassagens eram malabarismos no volante e eu ficava lá, achando lindo!
Mônaco
À medida que fomos nos aproximando do centro da cidade, um zumbido familiar aumentava pouco a pouco: o famoso “ronco dos motores” era a sinfonia ouvida em Monte Carlo. Imaginem minha cara de bocó quando finalmente consegui ver a pontinha de um fórmula 1!! Lágrimas nos olhos, coração pulando quase pela boca, eu mal podia acreditar que estava ali, no palco do meu circuito de corrida favorito!! Me senti criança de novo, só que ao invés de estar diante da tela da tv, estava ali, ao vivo, e o melhor de tudo, sem o mala do Galvão falando abobrinha!!
Como o relevo da cidade é super acidentado, é muito fácil ver o circuito de vários pontos; alguns deles, de fato, são lugares comprados pelos espectadores, enquando outros não podem ser fechados por serem área de trânsito de pedestre pela cidade. Nestes pontos a organização da prova coloca placas de alumínio para impedir que pessoas como a gente, sem ingresso, assista de graça à corrida. Mas a gente faz mesmo assim, e fiquei um bom tempo na pontinha dos pés pra ver os carros passando, e conseguia ver a saída do túnel e depois a subida deles pra irem não sei pra onde, até saírem de novo pelo túnel. Depois de um tempo resolvemos ir comer alguma coisa num restaurante, e vimos grande parte da corrida pela tv. Mas nesse dia eu realizei um sonho que jamais imaginei que fosse realizar, ir a Mônaco em dia de corrida…
Nice
Mas, e quanto à Nice?? Bom, Nice é praticamente do lado de Mônaco, e logo depois de sairmos de lá, ainda antes do fim da corrida pra evitar tumulto, fomos passear à beira mar, na Promenade des Anglais. Ali, fiz outra cara de bocó: já conhecia o mediterrâneo, mas o azul dele em Nice é definitivamente algo de fenomenal…

4 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.