A culinária de um país é um dos aspectos que não deve ser negligenciado quando viajamos, por isso vale pesquisar alguns pratos típicos para incluir na lista de degustação, e um dos que agrada muita gente é o crepe, essa massa fininha com recheios variados doces ou salgados, e que podem ser degustados com calma em um restaurante na pausa para o almoço, ou num estilo mais fast food, embrulhado pra ser comido enquanto a caminhada é feita.
Aix-en-Provence tem alguns lugares bacanas pra comer crepes das duas formas mencionadas acima, e um desses lugares é o
Patacrêpe, um restaurante com serviço contínuo, ou seja, a cozinha serve o que é proposto no cardápio durante o dia todo (muitos restaurantes costumam fechar a cozinha por volta das 14h, vale procurar pelos que propõem “
service continu” ou “
service non-stop“). Além de propor uma variedade de crêpes salgados indo daqueles com recheios mais simples, como queijo, aos com recheios bem servidos e inspirados de pratos típicos, como rataouille ou tartiflette, passando aos doces com direito à frutas, Nutella e bola de sorvete pra acompanhar, o restaurante também propõe uma variedade de saladas que são servidas sobre um disco de crêpe, sanduíches preparados com panquecas, além de pratos com peixes e carnes. Para os nerds de plantão, o restaurante oferece
acesso wi-fi gratuito! No horário de almoço (12h às 15h) vale pedir um dos menus sugeridos, o custo-benefício é excelente, e eles também tem a opção de menu infantil! Lembre-se de pedir cidra, é a bebida que tradicionalmente acompanha o crêpe (em francês, crêpe é feminino, dizemos “la crêpe”).
Uma opção mais rápida e econômica, mas igualmente saborosa, é o Crêpe à Go-go, uma creperia que tem um endereço especial: ela fica na única passagem subterrânea para pedestres da cidade, a passagem Victor Hugo, atravessando a avenida de mesmo nome. Um ponto de referência pra encontrar o acesso à creperia é o carrossel, que fica bem ao lado da entrada da passagem no final do Cours Mirabeau. O cheirinho de crêpe também ajuda a encontrar a lanchonete, basta descer as escadas e lá está a pequena lojinha, frequentemente cheia ao meio-dia, mas com atendimento sempre amigável e rápido, e preços muito amigos – o crêpe mais completo custa menos de 5€, boa pedida quando o orçamento é curto. A creperia não tem mesas, é pedir e levar para comer em casa ou nos banquinhos ao longo do Cours Mirabeau, uma boa opção pra pausa de almoço. Eles sempre tem o crêpe do mês, que não está no menu normal e que é feito com ingredientes da estação, e os sucos especiais também em função das frutas da época. Não aceitam cartões.
Meu preferido? Na verdade, é o prato em si, e depende muito do tempo que tenho pra comer, mas geralmente vou no Crêpe à Go-go quando estou sozinha, e deixo o Patacrêpe pra ir com visitas e quando tenho tempo pra degustar com calma o delicioso prato!
Observação: Esta lista não é exaustiva, e à medida que descobrirmos e experimentarmos novos restaurantes especializados em crêpes acrescento os endereços!
Celinha
Fomos nos dois por indicação sua, e dava vontade de voltar todos os dias. São crepes maravilhosos! Dica imperdível que vocês nos deu! Beijo grande.
Natalia Itabayana Junqueira de Mattos
Que bom que gostaram, Celinha!
Quando terminei de escrever o post, tive vontade de sair correndo pra comprar crepes!
Beijos!
Maria Celeste Gutierrez
Eu e meu marido estamos em Aix e hoje fomos comer crepes no Crepe GoGo e achamos deliciosos e os preços são muito bons. Dica maravilhosa e estamos aproveitando muito o seu blog nessa nossa visita a Provence. Um abraço
Natalia Itabayana
Ei Maria Celeste!
Muito obrigada por dedicar um tempinho das suas férias pra vir aqui dar um retorno sobre a creperia, fico feliz que tenham gostado! Aproveitem bastante a estadia aqui em Aix!!
Abraços!