Receita de peixe provençal: daurade varoise

postado em: Pratos, Receitas | 5
Deixo registrada no início deste post uma confissão culinária: nunca antes na vida tinha feito um peixe assado, nem mesmo depois desses três anos morando com o mar mediterrâneo do lado, ou seja, fonte de peixes frescos. Até que me bateu uma vontade de comer peixe depois de sempre abrir o livro de receitas provençais na página desta receita que seguirá. E como grande entendedora de peixes que sou, mas ao contrário, o nome do peixe ficou em francês, deixo os entendedores de verdade tentarem identificiar qual é pela foto, porque meu amigo de traduções de ingredientes diferentes, o Wikipedia, falhou em ajudar desta vez.

A receita é originária do departamento do Var (onde fica Saint-Tropez) vizinho ao departamento de Bouches-du-Rhône (onde moramos), na região da Provença, por isso o nome “daurade varoise” (lê-se: dôrrrrade varrroáse). Tive de adaptar as ervas da receita original porque não tinha orégano seco e majericão fresco em casa, fiz com ervas da Provença, mas ficou bom. Sem mais delongas, seguem os ingredientes e preparação.

 Ingredientes (duas pessoas):

– 600g de daurade limpo (comprei dois peixes pequenos)
– 3 tomates
– 1 abobrinha
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 12 azeitonas verdes sem caroço
– 50ml de vinho branco
– suco de um limão
– ervas da Provença 

Preparação:

Espremer o alho e picar a cebola em cubinhos e colocar em uma vasilha com azeite. Descascar os tomates, retirar as sementes e esmagar o tomate. Cortar a abobrinha em rodelas, e colocar esses legumes sobre a camada de cebola+alho, salgar e jogar as folhas de manjericão picadas por ci

ma.

Cortar a pele do peixe, salgar e temperar com as ervas. Dispor o peixe na vasilha sobre os legumes, jogar o vinho branco, azeite e suco de limão por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 200° durante 30 minutos, cobrir com papel alumínio no meio do cozimento. Acompanhar com batatas assadas.

Escolhi um vinho branco provençal pra acompanhar a receita, Château de Montaurone, um Coteaux d’Aix-en-Provence, mas acho que um vinho branco da cidade de Cassis também é uma ótima sugestão de acompanhamento (todos perceberam minha paixão mais que declarada por Cassis e Baux-de-Provence?) As fotos foram feitas só com celular, desculpem se a qualidade não é tão boa. Bon appétit !

5 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.