Restaurante em Florença: Il Santo Bevitore

postado em: Europa, Florença, Itália, Toscana | 8

Geralmente durante nossas viagens não nos preocupamos muito em pesquisar restaurantes, o que não significa que passemos fome ou que vivemos de fast food, ao contrário! Gostamos de ir ao supermercado, comprar alguns produtos locais e preparar nossas refeições, em grande parte piqueniques, pois não precisamos necessariamente dispor de uma cozinha pra preparar uma salada, picar frutas ou fazer um sanduiche. Mas uma viagem à Itália, o país do slow food, sempre pede refeições em restaurante, e por vezes tivemos gratas surpresas escolhendo o endereço do jantar nos arredores do hotel.

Desta vez fizemos uma experiência diferente, e já chegamos à Florença com jantar reservado no restaurante que a Helô Righetto nos recomendou. Ela tem dicas excelentes que compartilha em seu blog pessoal, e também no Aprendiz de Viajante, onde ela já escreveu sobre o restaurante. Mandei um email pra fazer a reserva (Helô nos aconselhou porque a sala geralmente fica cheia e corre-se o risco de ficar sem mesa!) e perguntando se teria algum problema se Luna fosse conosco – caso ela não pudesse ir, talvez procuraríamos outro restaurante, ou então a deixaríamos novamente no carro, mas felizmente eles responderam que não teria o menor problema a presença dela.
Depois de terminadas as visitas às galerias da Academia e Uffizi, e do passeio pela Piazza della Signoria, seguido do Apérol Spritz – drink italiano típico composto de prosecco, Apérol e soda – caminhamos tranquilamente pelas ruas do centro, procurando encontrar vias vazias ou pouco movimentadas pra apreciar os edifícios renascentistas e deixar o tempo passar. Depois de flanar um bocado pelo centro, decidimos atravessar a conhecida Ponte Velha (“Ponte Vecchio”), abarrotada de joelherias, à imagem de sua irmã veneziana, a ponte Rialto. O restaurante se encontrava do outro lado do rio Arno, e como o tempo ainda nos permitiu flanar, fomos conhecer um pouco mais dos arredores e assistimos ao pôr do sol  na frente do palácio Pitti.

Voltamos no horário marcado e vimos que fizemos bem em reservar: quando nos apresentamos, vimos um grupo que aguardava mesas se liberarem, enquanto fomos encaminhados à nossa mesa, numa sala ao lado do grande salão principal. A decoração no estilo de cave de vinícola me pareceu bem aconchegante, e as velas nas mesas deram um charme especial. Rapidamente fomos confrontados à difícil escolha entre as excelentes opções do cardápio: optamos pelo prato de 3 queijos pra começar, seguidos do primeiro prato de massa e um segundo prato de carne de porco que estava delicioso, acompanhado de um vinho Chianti Classico. Pra sobremesa, um creme com frutas frescas e um vinho branco sugerido pelo nosso atendente, que acompanhou muito bem o doce. Saimos muito satisfeitos da nossa experiência gastronômica, e achamos que o preço pago foi bem justo pro serviço e qualidade da refeição, principalmente por se tratar de uma cidade muito turística como Florença (fomos em abril de 2014 e pagamos 100 euros por tudo, prato de queijos, primeiro e segundo prato, uma sobremesa e uma garrafa de vinho, não fica muito diferente do que encontramos em bons restaurantes em Aix-en-Provence).

A Denya Pandolfi tem um blog delicioso que leva a gente pela Toscana e também recomendou o restaurante neste post.

8 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.