Tradições de Natal na Provence

postado em: Provença | 0

A região provençal é extremamente rica no quesito tradições, e o Natal na Provence não poderia ser diferente. Desde a decoração natalina do presépio com seus Santons provençais, passando pela maneira de preparar a mesa, com diferentes toalhas para cada etapa da ceia, até degustar as treze sobremesas servidas após a ceia, uma viagem à região neste período pode ser surpreendentemente enriquecedora em termos culturais, além de muito atraente para as papilas.

Minha resposta à pergunta o que fazer durante o inverno e natal na Provence é categórica: comer e beber! Além, é claro, de desfrutar das várias possibilidades culturais da região, e para os aventureiros, se lançar nos esportes de inverno!

MAIS INFORMAÇÕES PARA DESFRUTAR O NATAL NA PROVENCE

Como é o Natal na Provence

Uma das perguntas que mais recebo sobre o inverno é se vale vir pra Provence nessa época, se tem coisa interessante pra ver e fazer aqui. Sempre! A Provence não se resume à lavanda, e acredito que cada época do ano tem sua magia e atrativos específicos. Claro que o inverno não fica de fora. É uma época onde turismo enogastronômico ganha força, pois a região tem excelentes vinhos e gastronomia com sabores que variam conforme mudam as estações do ano. Além disso, descobrir tradições natalinas cultivadas e transmitidas ao longo de gerações através das feiras provençais de natal completa a experiência única de visitar a região no período do frio.

Para completar a agenda, sugiro um passeio pela charmosa cidade de Carpentras, que fica super animada a partir de meados de dezembro, quando te início do festival Noëls Insolites, o maior festival de rua que acontece durante o inverno na França.

HOSPEDE-SE EM AIX-EN-PROVENCE

Calendário do Advento

O período que antecede o natal é o advento, e no primeiro natal que passamos aqui, em 2010, conheci os calendários do advento, feitos para ajudar as crianças na contagem regressiva pra esperada noite natalina. Obviamente o aspecto comercial dos calendários não pode ser negligenciado, e existem muitas alternativas feitas em casa que estimulam a criatividade e participação das crianças.

O essencial do período do advento é se preparar para o natal, e a tradição provençal tem alguns pontos interessantes:

  • semear trigo ou lentilhas no dia de Santa Bárbara: as sementes são associadas à prosperidade, e seu broto é usado na decoração da mesa na ceia natalina
  • uma coroa composta de ramos e quatro velas, cada uma acesa em um domingo que antecede o natal. A coroa com as quatro velas acesas também faz parte da decoração da ceia.

Decoração: o presépio provençal

Esta é minha tradição preferida, a preparação do presépio com santons provençais. Meus mais distantes souvenirs de infância remetem ao presépio de Pipiripau, em Belo Horizonte, uma obra prima de engenhosidade e artesanato natalinos. Símbolo de resistência da fé cristã durante o período da revolução, eles representam também as profissões provençais que desapareceram ao longo do tempo. Os presépios representam muito mais que a cena da natividade: eles mostram de maneira muito detalhada o cotidiano de um vilarejo provençal, no caso de presépios maiores, como o que vimos em Carpentras no natal de 2016.

A ceia de natal provençal

A preparação da ceia de natal na Provence começa com uma ida à feira de natal, muito comum ainda nos vilarejos da região. Em geral, as feiras de natal por aqui acontecem na semana que antecede a celebração e os produtos comercializados são os legumes e iguarias usados no preparo da ceia. A convivialidade é de praxe quando se trata de feiras onde clientes frequentes se tornam conhecidos dos feirantes – eu mesma tenho hábito de comprar legumes sempre na mesma barraca em Aix – e quando se trata da feira pra aprovisionar a ceia de natal, a alegria dá o tom às conversas.

Os saborosos legumes da estação são as escolhas privilegiadas pelos provençais “de raiz”, que valorizam sobremaneira os produtos frescos. A abóbora cultivada aqui vira sobremesa na forma de uma torta simples, as frutas cultivadas ao longo do ano são cristalizadas para integrar a mesa de sobremesas e preparações mais elaboradas, mas o foco é o sabor do produto local.

A decoração da mesa é algo pensado com cuidado: três toalhas brancas são sobrepostas. A primeira refeição é feita por volta das 19 horas, antes da famíia se dirigir à igreja pra missa. Ao terminar a refeição, a primeira toalha é retirada, tomando-se o cuidado para que as migalhas sejam sacudidas sobre a toalha que ficou sobre a mesa. Após a missa, uma segunda refeição, mais leve, é servida. É colocado um prato a mais em relação ao número de convidados, o prato do pobre.

Treze sobremesas

As treze sobremesas que compõem a ceia de natal na Provence fazem referência aos presentes na Santa Ceia: Jesus e seus apóstolos.

As receitas provençais que compõem a mesa das treze sobremesas são: nougat claro (com gema de ovos) e nougat escuro (com mel), quatro frutas secas (nozes, amêndoas, uvas passas e figos secos) geralmente servidas sobre uma barra de chocolate, que representam as ordens mendicantes (Franciscanos, Dominicanos, Agostinianos e Carmelitas), o gibassiéum pão feito à base de zeite e aromatizado com essência de flor de laranjeira, frutas cristalizadasfrutas frescascalissons d’Aix, biscoitos de amêndoas, melão de Natal, dentre outras especialidades provençais escolhidas por cada familia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.