Vauvenargues, Picasso e uma trilha fácil pela Sainte Victoire

Domingo tem tudo pra ser o dia mais preguiçoso da semana, né? Dia de esticar as pernas e curtir preguiça antes de começar mais uma semana de trabalho ou estudos. Mas pra nós, um domingo ensolarado e com temperaturas amenas de um fim de inverno que nem esfriou é também o motivo perfeito pra aproveitar encher a cesta de piquenique de gostusuras, juntar os amigos e escolher o lugar ideal pra saborear o conjunto de condições perfeitas pra aproveitar o dia mais preguiçoso da semana. Vamos ao parque? Pode ser! E por que não uma subida ao topo da Sainte Victoire? A ideia foi lançada sem muito compromisso, mas foi bem recebida e acabou por virar um belo passeio, recompensado com o panorama da região lá do alto. E dessa vez a trilha foi relativamente fácil quando comparada a primeira, que percorremos em julho de 2013.

 

 

Vauvenargues

A primeira diferença desta trilha com relação à outra é o ponto de partida: a cidade de Vauvenargues, ao norte da montanha. A cidade poderia ser apenas o ponto de partida da trilha, mas recomendo fortemente que ela seja incluída no passeio, por um simples detalhe: um castelo do século XV. Mas não se trata de um castelo qualquer, nem de mais um castelo no meio da estrada em meio a tantos outros que cruzamos pelos caminhos pela Europa. Tem algo de especial nesse castelo. Ele chamou a atenção de ninguém menos que o pintor Pablo Picasso, que informa a compra do imóvel ao seu marchand assim:

– “Comprei a Sainte Victoire.
– Qual delas?, pergunta o marchand, sabendo da admiração de Picasso pelo artista aixois Paul Cézanne e pensando tratar-se de uma das pinturas do artista.
– A verdadeira.”

 

Château de Vauvenargues (foto de 02 de fevereiro de 2014

 

Château de Vauvenargues (foto de 02 de fevereiro de 2014) Fiz a foto com o celular, sem filtro, sem retoque,
só o que os olhos viam.

Château de Vauvenargues: Picasso na Provence


Voilà, sem muitos rodeios, Picasso se torna proprietário do castelo, onde teria passado uma curta temporada com sua esposa, a fotógrafa Jacqueline Picasso. Quando o artista faleceu, a esposa e os filhos concordaram que ele deveria repousar nesse lugar tão querido, e é aos pés da montanha Sainte-Victoire que jaz Pablo Picasso, ao lado de Jacqueline. O castelo ainda é propriedade da família e não é aberto à visitação, mas garanto que uma esticadinha até o coração do vilarejo pra ver a propriedade de longe aos pés da montanha vale muito a pena, é uma paisagem digna de ser eternizada em fotografia ou pintura, e registrada na memória antes de começar a trilha, ou então uma parada pra recuperar o fôlego depois da descida.

Trilha até o topo da Sainte Victoire

A trilha escolhida foi o “sentier des Venturiers” que tem 4,5km de extensão do início, no estacionamento de Venturiers, pouco antes da entrada do vilarejo de Vauvenargues, até a cruz da Provença, a 942m de altitude. O caminho é todo sinalizado, e cada trilha tem uma cor de referência: a nossa era branca e vermelha, e bastava seguir as pedras que tinham a sinalização pra nos orientarmos ao longo de todo o percurso. O trecho é mais tranquilo que a trilha que fizemos começando do lado do vilarejo do Tholonet, em alguns momentos a inclinação é mais puxada, mas nada que uma pausa em seguida não permita recuperar. Quando estávamos subindo, encontramos várias famílias com crianças pequenas – 3 anos e menores – indo e mesmo voltando. Os pequenos nem sempre estavam andando, mas confortavelmente instalados nas cadeiras que os pais ou mães carregavam nas costas.

Nos trechos onde a subida é ligeiramente íngreme a trilha é pavimentada e facilita bastante a subida e descida, mas no restante do percurso é trilha mesmo, terra e pedrinhas, por isso é importante usar calçados apropriados e confortáveis. No dia que fizemos o passeio ainda era inverno (9 de março de 2014) – oficialmente – e fazia bastante sol, a temperatura estava em torno dos 18° e o topo da montanha virou palco de um imenso piquenique, porque não fomos os únicos a ter a brilhante ideia de aproveitar o dia lindo pra comer com vista pra Provença. Família inteiras, gente de todas as idades, além dos cachorros aproveitaram o dia pra passear na montanha. No horizonte pudemos ver os Alpes cobertos de neve, e também o Mont Ventoux, que fica perto de Avignon e tem 1900m de altitude.

Quem quiser explorar a montanha Sainte Victoire, recomendo o site Les Amis de Sainte Victoire, que tem mapas sinalizando as trilhas e fotos que ilustram boa parte dos percursos, é através desse site que preparei as duas trilhas. Ele é em francês, mas o Google Tradutor quebra um galho!

 

 

 

 

 

6 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.